EU NÃO SERIA ATEU SE POSSÍVEL -- 28/02/2006 -

 

Se me fosse possível, eu não seria ateu. Mas, para isso, eu teria que me enganar. Isso é impossível.

Acreditar que haja um ser sobrenatural supremo que vá nos proteger contra todos os males e ao final nos dar uma vida eterna cheia de prazer e sem qualquer sofrimento seria muito confortável. Aceitar a vida como ela é, uma constante competição, onde vemos muitas injustiças entre as pessoas, e encarar a realidade de que as catástrofes da natureza, os acasos, as epidemias, etc. não fazem distinção entre bons e maus, atingindo quem estiver pela frente, não é mesmo uma coisa agradável. É essa uma das razões por que tanta gente crê em um deus onipotente, onisciente, onipresente, perfeito, justo e bom, o protetor ideal.

Todavia, jamais consegui elemento algum que pudesse manter em meu pensamento essa fé. Procurei estudar bem a fundo as bases da crença em um ser sobrenatural criador e mantenedor de todas as coisas, entretanto isso me levou à conclusão contrária.  Vi que não existe um deus protegendo quem crê, tendo os crentes os mesmos riscos e sofrendo os mesmos males que sofrem os que não crêem.

Para ser sincero comigo mesmo, não pude continuar aceitando a idéia prevalente nas mentes da maioria das pessoas. Não conseguiria enganar a mim mesmo. Se não posso me enganar, o que posso fazer é continuar a me declarar ateus graças a deus.

 

Ver também  DEUSES E SANTOS NÃO PROTEGEM SEUS ADORADORES
 

Ver mais RELIGIÃO

 

..

.