.

.

A PELE DO FUMANTE – O ESTRAGO QUE O CIGARRO FAZ

Atualizado em 21/01/2008
 


Algumas pessoas não percebem; mas o cigarro é o pior inimigo da pele. Além de uma série de males graves a que está sujeito, o fumante envelhece muito mais cedo do que o não-fumante.

"Que o cigarro ataca o pulmão, isso a gente sabe. Mas não é só o pulmão. Um estudo reforça: a pele também sofre muito com o cigarro.

Você acha que cigarro provoca rugas? “Nunca ouvi falar”, diz uma senhora. “Não provoca”, afirma uma mulher.
Não foi essa a conclusão do pesquisador Marcus Maia, da Escola Paulista de Medicina. Junto com outros dois pesquisadores, ele estudou 77 pacientes: 34 que fumam e 43 que nunca fumaram. Os resultados não deixam dúvidas sobre o efeito do fumo sobre a pele.
O envelhecimento é muito evidente. Primeiro, pela coloração já amarelada, meio cadavérica. E segundo, também pelas rugas, que acabam se tornando bastante profundas em torno dos olhos e em torno da boca. Os ossos da face se tornam mais proeminentes, e a bochecha perde sua gordura. Dá um aspecto bem característico da pele do fumante”, explica Maia. “Uma pessoa, para ter uma ruga profunda, precisa estar muito idosa”, complementa.
Um homem de 39 anos, que fumou a vida inteira, está com a pele completamente envelhecida. “A nicotina causa o que a gente chama de hipóxise: a falta de oxigênio na pele” , explica o pesquisador.
E isso não é tudo. Segundo o estudo, as mulheres sofrem ainda mais. “Na mulher, as alterações na pele, provocadas pelo cigarro, são mais intensas, porque falta o hormônio feminino na pele. Então, as características ficam mais marcantes na mulher, até com uma flacidez muito maior do que no homem” , alerta Maia.
A consultora Rosina Milano fuma há 23 anos. “No começo, era um cigarro por dia, depois foram dois, três. Gradativamente foi aumentando”, conta ela. Hoje, Rose fuma 15 cigarros por dia, e os efeitos na pele são visíveis.
“Eu senti minha pele começar a ficar mais ressecada, perder a textura. Senti a pele com menor cor e vida”, aponta Rose. Ela faz uma série de tratamentos de pele para tentar mantê-la hidratada. Mesmo assim, os resultados são apenas razoáveis.
“Nas pessoas que fumam, o resultado da hidratação de pele é um pouco mais lento”, explica a esteticista Isabel Seixeiros. Por tudo isso, Rosina quer largar o vício. ”Eu tenho esse desejo de parar, por causa da estética”, comenta ela.
O doutor Maia, entanto, avisa: o cigarro deixa marcas que vão muito além da pele. “A pele é um verdadeiro marcador do futuro enfisema do pulmão. É possível dizer que, quando verificarmos o envelhecimento da pele pelo cigarro, o pulmão provavelmente está envelhecido na mesma proporção”, alerta Maia.
Fantástico, 24/0/2006

Segundo a dermatologista Ana Lúcia Recio, de São Paulo, a nicotina prejudica a circulação periférica da pele. “Nos Estados Unidos, os médicos não fazem cirurgia plástica em fumantes”, disse. “Por causa da má circulação, há risco de gangrena”, afirma.

O fumante tem 4,7 vezes mais chance de ter rugas do que o não-fumante.
O hábito de fumar pode destruir as fibras que sustentam a pele do rosto, provocando sulcos na região da boca e em volta dos olhos. A fumaça do cigarro ativa os genes responsáveis pela criação de uma enzima que faz a quebra das moléculas de colágeno da pele.

Estudo realizado pela Universidade de Ouiu, na Finlândia, com 47 fumantes e 51 não-fumantes, e vários outros estudos de revistas médicas, como a Southern Medical Journal, concluíram que os fumantes apresentam bem mais precocemente rugas no rosto e aparência da pele envelhecida, quando comparados com pessoas da mesma idade que não fumam.

Outros prejuízos causados pelo cigarro na pele

- Acelera o envelhecimento da pele. O fumante tem 4,7 vezes mais chance de ter rugas do que o não-fumante.
- Diminui a umidade da pele, podendo deixá-la seca e rugosa.
- Fumantes que se expõem ao sol tem mais chance de ter rugas na pele.
- Os fumantes têm a pele mais pálida e cinzenta, se comparada com a pele das pessoas que não fumam.
- Pigmentação amarela na placa da unha e na ponta dos dedos.
(Uol, Coluna Beleza).

Ver MAIS SOBRE OS EFEITOS DO CIGARRO NA PELE
 

..