QUEM É O ANTICRISTO - OU QUEM ERA O ANTICRISTO

 

Quem é o Anticristo? Quem será o Anticristo? De onde virá o anticristo?  Essas são perguntas muito repetidas atualmente.  Seria melhor se perguntassem: Quem era o Anticristo? Quem seria o Anticristo? De onde era o Anticristo? De onde viria o Anticristo?

 

Anticristo foi o nome dado por um dos autores do chamado Novo Testamento a alguém que negasse a afirmação cristã de que Jesus era o Cristo, ou seja, o ungido a salvador.   Mas o texto não falava de alguém que deveria surgir num futuro tão remoto como dois mil anos além daqueles dias.  Esse autor se referia a alguém que já existia nos seus dias. Ele disse claramente "agora já está no mundo".

 

O que ocorria é que a crença cristã primitiva era de que aqueles dias eram os últimos da história do mundo gentio; que estavam na "última hora"; que aquele indivíduo que fora crucificado tinha sido ressuscitado e estava tão próximo de retornar ao mundo para levar seus seguidores para o céu, que muitos deles ainda estariam vivos quando ele voltasse.  Tanto é que um deles disse: "os mortos serão ressuscitados e nós seremos transformados.

 

O criador do termo anticristo falava de alguém que se oporia à idéia cristã, e dizia que muitos já se teriam tornado anticristos, isto é, muitas pessoas não acreditavam no que eles pregavam, negando que aquele Jesus que eles anunciavam fosse o ungido salvador.  E quando ele se se referia a "o anticristo", ele só podia estar falando de alguém importante que comandasse essa idéia anticristã, a negação da legitimidade desse Jesus como o salvador por eles pregado.   Mas de forma alguma poderia estar referindo a alguém ou algum poder dos nossos dias (nossos dias nem existiriam na concepção deles), pois falava de alguém que já estava no mundo naqueles dias.

 

Ver mais detalhes em O ANTICRISTO E OS ANTICRISTO

 

Ver mais sobre

 

..

.